Silvio Caldas entrevista Hermes Peixoto – As espadas de fogo

Hermes Peixoto Santos Filho é um homem multifacetado nascido em Cachoeira, Bahia, Brasil, em 9 de outubro de 1938. Além de ser engenheiro agrônomo, ele também se destaca como poeta, jornalista, diretor, redator e cronista de diversos jornais.

Ao longo de sua carreira, Hermes Peixoto contribuiu para periódicos renomados, como o “O Nacionalista”, órgão de difusão da Frente Nacionalista de Cruz das Almas, o “Jornal do Planalto”, o “Jornal Tribuna Popular” e o “Jornal Opinião”. Ele também é fundador e diretor do jornal “CCL Em Revista” e do “Jornal Literário Artes e Livros”. Além disso, desempenha o papel de editor atual da revista literária “Reflexos de Universos”.

Hermes Peixoto é reconhecido como um entusiasta da cultura local e contribui ativamente para o desenvolvimento artístico e intelectual de Cruz das Almas. Ele é fundador e secretário executivo da Fundação Cultural Galeno d’Avelírio, que mantém a Casa da Cultura da cidade. Além disso, ele fundou o Colégio Cruz das Almas e é membro da Academia de Letras do Recôncavo.

Ao longo de sua trajetória, Hermes Peixoto publicou diversos livros que abrangem diferentes gêneros literários. Entre eles estão “Cantos Íntimos” (poesia, em parceria com Ana Paula Peixoto), “Labirintos em Olhos de Madrugada” (poesia), “Canto de Pardais em Asas de Inverno” (poesia, com Glaucia Guerra), “Civilização Azul” (contos/antologia) e “Antologia de Escritores Cruz-almenses” (crônicas/antologia). Ele também atuou como prefacista ou apresentador de 23 obras de literatura de escritores baianos.

Hermes Peixoto demonstra sua paixão pela literatura e pela arte através de sua participação em recitais, nos quais interpreta poemas de renomados autores, como Fernando Pessoa, Federico Garcia Lorca, Pablo Neruda, Ernesto Cardenal, Georg Heim, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Cecilia Meireles, Luciano Passos, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Wesley Barbosa.

Em resumo, Hermes Peixoto é uma figura influente e ativa no cenário cultural de Cruz das Almas, tendo contribuído significativamente para a literatura e a promoção da arte na região.

Assista ao vídeo onde Hermes Peixoto é entrevistado pelo grande radialista Silvio Caldas e fala sobre a tradição das espadas de fogo no são joão de cruz.

 

 

Facebook

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *